Translate

01 junho 2023

Presença da Universidade e desenvolvimento local

Um estudo realizado por Michael J. Andrews e publicado no American Economic Journal: Economic Policy revela que, embora as universidades tenham benefícios econômicos locais, investimentos em outras instituições também podem ter efeitos semelhantes. Andrews compilou um conjunto de dados sobre locais considerados para a criação de universidades nos Estados Unidos, entre o século XIX e XX. Ele identificou locais que ficaram em segundo lugar na escolha, mas que acabaram não sendo selecionados. Comparando esses locais com as cidades que sediaram as universidades, Andrews descobriu que estabelecer uma universidade resultou em um aumento de aproximadamente 65% na população do local escolhido em relação às cidades que ficaram em segundo lugar. Além disso, a presença de uma universidade levou a um aumento de 62% no número de patentes registradas por ano.


Andrews também analisou dados de patentes e anuários universitários e descobriu que apenas 12% das patentes registradas nos condados com universidades eram provenientes de ex-alunos ou professores das próprias universidades. Isso sugere que a inovação resultante da presença de universidades ocorre principalmente por meio de meios indiretos, como a difusão de conhecimento por meio do contato com ex-alunos e professores.

Essas descobertas indicam que o crescimento populacional pode ser o fator mais importante para impulsionar a inovação local. Embora as instituições de ensino superior sejam cruciais para impulsionar a inovação em nível global, o impacto delas no âmbito local pode ser limitado. Os resultados do estudo podem levar a novas abordagens na formulação de políticas para impulsionar a inovação e o crescimento local, considerando formas mais eficazes e econômicas de obter esses efeitos positivos.

Eis um caso curioso:

Por exemplo, em 1886, os cidadãos da Geórgia queriam uma faculdade técnica, mas não havia consenso sobre onde colocá-la. Atlanta e Macon foram os principais candidatos; ambos eram depósitos ferroviários no interior do estado e eram semelhantes de várias maneiras. Um comitê de seleção de sites votou 23 vezes sem que nenhuma cidade ganhasse a maioria. Finalmente, na 24a votação, Atlanta conquistou Macon por um voto. Assim, pelas margens mais finas, a Georgia Tech foi estabelecida em Atlanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário