Translate

20 junho 2023

Perda e Despesa

Pesquisando no ChatGPT a diferença entre despesa e perda:

Perda e despesa são termos contábeis que se referem a conceitos diferentes no contexto financeiro de uma empresa. Vou explicar cada um deles separadamente:

Perda: Uma perda é uma diminuição no valor de um ativo ou um aumento nas obrigações da empresa que ocorre de forma anormal e imprevista. Ela resulta de eventos ou transações que não estão relacionados diretamente com as operações normais do negócio e geralmente não são consideradas parte das atividades principais da empresa. As perdas são classificadas como despesas não operacionais e são registradas no demonstrativo de resultado (ou demonstrativo de perdas e ganhos) [1], afetando o lucro líquido da empresa. Exemplos de perdas incluem roubo, incêndio, desastres naturais, baixa no valor de estoque devido à obsolescência, entre outros.


Despesa: Uma despesa é um gasto incorrido durante o curso normal das operações de uma empresa. Ela representa a utilização de recursos financeiros [2] para gerar receitas ou manter as operações da empresa em andamento. As despesas estão diretamente relacionadas à produção e venda de bens ou serviços da empresa. Elas são consideradas parte das atividades operacionais da empresa e são registradas no demonstrativo de resultado. Exemplos de despesas comuns incluem salários e encargos trabalhistas, aluguel, energia elétrica, matérias-primas, despesas de vendas e marketing, entre outros.

Em resumo, a diferença fundamental [3] entre perda e despesa é que a perda é uma diminuição anormal e imprevista no valor de um ativo ou um aumento nas obrigações da empresa, enquanto a despesa é um gasto incorrido durante as operações normais da empresa. 

De uma maneira geral, o texto é adequado, mas há sutilezas aqui. 

[1] Considerar o nome de "demonstrativo de perdas e ganhos" é inadequado. Afinal é também o demonstrativo das receitas e das despesas. A própria ordem dos termos não é boa, já que inicialmente temos as receitas (e ganhos) e depois as despesas (e perdas). 

[2] Não somente recursos financeiros

[3] Esta diferença é válida para uma empresa dos Estados Unidos. Isto está correto para as normas do Fasb, mas não para as normas internacionais. Pelas normas do Iasb, não existiria esta diferença fundamental entre receitas e ganhos, assim como entre despesas e perdas. 

Esta pesquisa foi realizada a partir da dica de uma aluna, Wanessa Santos. 

Foto: Mike Cho

Nenhum comentário:

Postar um comentário