Translate

22 junho 2023

Crescimento da Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a tecnologia de inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais poderosa e tem se inserido em diversos domínios do nosso mundo. O interessante que isso foi alcançado apesar da disponibilidade limitada de recursos. Até recentemente, os investimentos em termos de capital e esforços científicos eram pequenos. No entanto, nos últimos anos, houve um aumento significativo nos investimentos corporativos e o campo científico cresceu em tamanho.

O gráfico abaixo mostra o crescimento do investimento empresarial no tópico. 


Este outro gráfico apresenta o crescimento das publicações científicas sobre o assunto no mundo. 


Considerando o rápido desenvolvimento da IA no passado, é de se esperar que a tecnologia se torne mais poderosa nas próximas décadas. Um dos principais impulsionadores desse avanço é o aumento do investimento. Além disso, o crescimento do campo científico da IA, com mais pesquisadores e cientistas dedicados ao tema, contribui para acelerar o progresso tecnológico.

A disponibilidade de maior poder computacional também tem desempenhado um papel fundamental. Hardware poderoso, como as unidades de processamento gráfico (GPUs) e chips especializados em IA, possibilitam o processamento de grandes volumes de dados e algoritmos complexos em velocidades muito mais rápidas. 

Além disso, o acesso a grandes conjuntos de dados e os avanços em algoritmos de aprendizado de máquina têm contribuído significativamente para o progresso da IA. Os algoritmos de IA aprendem a partir de uma grande quantidade de dados, permitindo que façam previsões e tomem decisões precisas. A capacidade de coletar e analisar enormes volumes de dados melhorou consideravelmente o treinamento e o desempenho dos sistemas de IA, tornando-os mais poderosos e eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário