Translate

10 junho 2023

Corretor de estatística de tese

Statcheck é um pacote em R projetado para detectar erros estatísticos em artigos de psicologia revisados por pares, buscando resultados estatísticos nos artigos, refazendo os cálculos descritos em cada artigo e comparando os dois valores para ver se correspondem. Sua base é a apresentação dos resultados conforme as normas da American Psychological Association (APA). Por este motivo, uma das limitações do Statcheck é só ser capaz de detectar resultados relatados de acordo com as diretrizes da APA. Também não consegue verificar as estatísticas que estejam incluídas em tabelas no artigo. Finalmente, o Statcheck não consegue lidar com correções estatísticas nos testes.


O Statcheck foi criado em 2015 e estudos usando o Statcheck mostraram que muitos artigos de psicologia continham erros no relatório estatístico. Alguns periódicos usam o software como parte de seu processo de revisão por pares.

Um estudo de 2017 mostrou que o Statcheck identificava com precisão mais de 95% dos erros estatísticos. Mas uma análise posterior mostrou que o programa estava identificando apenas 60,4% dos testes. Descobriu-se também que o Statcheck tinha com um viés conservador, não sinalizando muitos testes inconsistentes. 

Um dos criadores da ferramenta, Nuijten, analisou sete mil artigos publicados desde 2003 e descobriu que os artigos possuíam 4,5% menos de erros depois que os periódicos começaram a usar o software. Dois outros periódicos, que não usam a ferramenta, tiveram uma redução de 1% somente. 

A ferramente está disponível como plug-in para o Word. 

Foto: Nathan Dumlao

Nenhum comentário:

Postar um comentário