Translate

03 junho 2023

Episódio Garrafa ou como reduzir custos em uma série de TV (Breaking Bad)

Quando estamos assistindo uma série de televisão ou um filme é comum ver, nos créditos, a indicação de um contador. Este profissional está não somente registrando os eventos, mas também trabalhando com o orçamento, evitando que os gastos superem o valor orçado. Para os investidores é importante não somente o sucesso artístico, mas que o orçamento não saia do controle. Há diversos exemplos na história onde um filme quebrou um estúdio e isto deve ser evitado.

Mas há algo bem interessante na questão contábil-financeira de um filme, que eu encontrei em uma pergunta do Quora. Trata-se de um episódio garrafa. Vou reproduzir a pergunta e a resposta pois é bastante instigante. Atenção, para quem já assistiu a série Breaking Bad, a resposta fica clara. Para quem não viu, a série é sobre um químico que resolve produzir uma droga de elevada qualidade, mas que tem obecessão pela "qualidade" do produto. O episódio relatado, denominado "Fly", mostra um inseto, uma mosca, que entra no local onde a droga está sendo produzida, e o químico - Walter White - decide matar o inseto. São quarenta minutos em torno desta temática.

Eis a pergunta e a resposta:

Qual é o objetivo e o significado do episódio "Fly" em Breaking Bad?

Os espectadores são livres para apresentar suas próprias análises, mas nas próprias palavras do escritor Vince Gilligan, era uma garrafa* episódio.[*Episódio de garrafa é um termo de produção que significa uma medida de redução de custos.]

Eles estavam entre 25 e 30 mil [dólares] acima do orçamento. Ele queria controlá-lo novamente e também economizar dinheiro para outros episódios mais importantes.

Filmar praticamente todo o episódio em uma configuração usando principalmente dois personagens ajudou a reduzir os custos, a trazê-los de volta para onde precisavam estar em termos de orçamento.


Isso não significa que o episódio será de baixa qualidade. Quando executado perfeitamente, como o episódio em questão, pode ser fantástico. Muitos espectadores interpretam esse episódio como um olhar para a mente de Walt, para sua obsessão pela quase perfeição na fabricação de metanfetamina.


Jesse, precisamos matar essa mosca!

Um comentário:

  1. O episódio que todo mundo estranha e fica querendo pular. Depois de assistir a série uma primeira vez, insisti para que Nyalle assistisse a série comigo, quando chegou nesse episódio, falei que era melhor pular e pulamos kkkk ótima série, assistimos Better Call Saul e adoramos também.

    ResponderExcluir