Translate

04 junho 2023

Conectividade entre os padrões contábeis

Em um encontro realizado em abril na cidade de Norwalk, Connecticut, denominado de Fórum Internacional de Configuradores de Normas Contábeis (IFASS), uma discussão importante foi a conectividade entre os relatórios financeiros e relatórios de sustentabilidade.

Neste encontro estiveram presente tanto o Iasb quanto o Issb. Este é um tema importante, já que os reguladores pretendem fazer com que seus produtos estejam conectados. Mas há divergência no entendimento do significado do termo. 

A proposta de um relatório de sustentabilidade feita pelo ISSB deveria estar conectado com as demandas realizadas pelo Iasb. No desenvolvimento dos seus primeiros padrões, o ISSB se baseou em conceitos e requisitos das Normas Contábeis da IFRS, como a definição de materialidade. O mesmo acontece com o IASB, no sentido inverso, que poderia aproveitar o trabalho do ISSB em seu novo projeto sobre riscos relacionados ao clima. 


A seguir, alguns pontos apresentados pelo IasPlus sobre esta discussão:

Relatórios financeiros e relatórios de sustentabilidade são dois pilares de informação. A conectividade exigiria que seus limites fossem cuidadosamente considerados para evitar lacunas perigosas ou sobreposições desnecessárias.

A conectividade exige que os relatórios de sustentabilidade sejam suportados por uma estrutura igualmente robusta, como é o caso dos relatórios financeiros. Atualmente, a estrutura para relatórios de sustentabilidade consiste em apoiar orientações no IFRS S1, que são parcialmente baseadas nas estruturas IASB e SASB.

A conectividade pode ser difícil de alcançar rapidamente, uma vez que os dois Conselhos estão em estágios muito diferentes de vencimento da definição de padrões (o IASB, juntamente com seu antecessor, o IASC, atua na definição de padrões há 50 anos).

Trabalhar com a conectividade no processo e a conectividade no produto é apenas uma maneira de tentar obter conectividade. Trabalhar com a conectividade desejada dos resultados também pode ser uma abordagem possível.

Há uma diferença entre relatórios integrados e conectividade. A conectividade requer vínculos entre as informações fornecidas e a divulgação, onde as premissas ou os limites de reconhecimento diferem.

Terminologia é difícil. Até o entendimento de "relatórios financeiros" está passando por mudanças de "relacionado ao dinheiro" para "direcionado aos mercados financeiros".

Para que os usuários se beneficiem totalmente da conectividade, as próprias empresas relatoras precisam explicar o que eles entender pela conectividade e como suas informações estão vinculadas.

Dado que as empresas ainda não reportam os padrões do ISSB, dado que as expectativas diferem muito entre os mundos da sustentabilidade e dos relatórios financeiros, pode ser aconselhável esperar que a prática evolua antes de tentar definir o que é conectividade. O ponto de partida pode não ser a perfeição, mas a melhoria e a cutucada constantes ajudarão.

A conectividade tem muitas dimensões diferentes - enquanto a discussão atualmente se concentra principalmente nos relatórios E of ESG, o S e G também aparecerão, tornando a conectividade ainda mais complexa.

Foto: Lucian Alexe

Nenhum comentário:

Postar um comentário