Translate

21 junho 2023

Isabel condenada por desvio na Sanangol

A empresária Isabel dos Santos e alguns de seus colaboradores foram condenados pelo Tribunal de Recurso de Amsterdã, nos Países Baixos, pelos crimes de gestão danosa e falsificação de documentos. A condenação ocorreu devido ao desvio de 52,6 milhões de euros da Sonangol, a petrolífera estatal angolana. 


A queixa foi apresentada em novembro de 2022 pela Sonangol, por meio de sua subsidiária Esperaza. Segundo a investigação, Isabel dos Santos teria desviado esse valor da Esperaza, empresa controlada pela Sonangol em 60% e pela Exem Energy, pertencente a Isabel dos Santos e seu falecido marido, Sindika Dokolo, em 40%. A Esperaza detém 45% da Amorim Energia, a maior acionista da Galp Energia. 

Um relatório preliminar constatou que as deliberações relacionadas ao suposto desvio foram baseadas em datas falsas e foram consideradas nulas, uma vez que foram tomadas após a destituição de Isabel dos Santos da presidência da Sonangol. Além disso, a investigação concluiu que Isabel dos Santos agiu em conflito de interesses, realizando atos jurídicos em nome da Sonangol que beneficiaram suas próprias empresas.

Fonte: aqui. Leia mais aqui. Foto: Jorge Sá Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário