Translate

04 junho 2023

Harvey Pitt

 

Harvey Pitt, o ex-presidente da SEC que ajudou a reformar as regras contábeis dos Estados Unidos, logo após o escândalo da Enron, mas que acabou sendo afastado do cargo por um imbróglio contábil próprio, morreu na terça-feira aos 78 anos.

Ele foi o conselheiro geral mais jovem da agência e voltou a dirigi-la em 2001, mas durou apenas 18 meses, renunciando após uma série de erros políticos. Dirigir a SEC era o emprego de seus sonhos e ele permaneceu próximo, escrevendo artigos de opinião e enviando cartas de comentários sobre as posições da agência: "Mesmo no último ano, ele se colocou à disposição para oferecer conselhos", escreveram ontem os comissários da SEC.

Como jovem advogado em um escritório particular, Pitt desempenhou um papel crucial na revelação dos escândalos de negociação com informações privilegiadas da década de 1980. Retratado no relato definitivo do autor James Stewart sobre a época como "barbudo, levemente desgrenhado" e com princípios, ele representou o banco suíço que denunciou Dennis Levine, o primeiro banqueiro de investimentos acusado em uma ampla investigação que acabou derrubando a Drexel Burnham e reformulou a forma como as leis de valores mobiliários são aplicadas.

(Da newsletter Semafor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário