Translate

19 junho 2023

Redução no número de doutores

Recebemos notícias recentes de uma provável crise referente a falta de profissionais contábeis em diversos países. Mas há outra crise na área de formação contábil: a falta de formação de doutores. Conforme o Journal of College, Teaching and Learning (via aqui), o número de doutorados e de doutores em contabilidade nos Estados Unidos continua em declínio. Ou seja, há um número menor de novos professores. O artigo é de 2007, mas parece que pouca coisa mudou.

Segundo o artigo isto seria reflexo de mudanças que foram menos alardeadas como mudanças de atitude em relação aos papéis de ensino, extensão e pesquisa e mudanças na medição e compensação de desempenho. 

No Brasil é possível observar algo próximo. Ainda não temos números precisos, mas depois de uma rápida expansão nos cursos de pós-graduação, os números dos candidatos que se inscrevem nos processos seletivos reduziu substancialmente. Talvez parte deste problema seja decorrente da pandemia, mas creio que não. Recentemente o tradicional curso da Unisinos fechou; ao mesmo tempo, há uma oferta predatória por parte de algumas instituições de ensino, com qualidade questionável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário