Translate

25 junho 2023

Declínio da era de ouro da Pixar

O gráfico mostra as notas dos críticos para os filmes da Pixar, por ano de lançamento. O tamanho do círcuclo corresponde ao valor arrecadado. É fácil perceber que os últimos lançamentos da empresa não caíram no gosto do público. 

A análise da Chartr é a seguinte:

Em 2017, The Atlantic causou alvoroço com "Como a Pixar Perdeu o Rumo", um artigo que decretava o fim da era de ouro da Pixar - o estúdio de animação que praticamente sozinho reinventou a arte da narrativa animada com histórias envolventes para crianças e adultos. Com o benefício do retrospecto, esse prognóstico provavelmente estava correto, embora talvez alguns anos antes do tempo, já que o estúdio ainda conseguiu sucesso nas bilheterias com sequências como Toy Story 4 e Os Incríveis 2, seguidas por esforços bem avaliados durante a pandemia, como Soul e Luca.

No entanto, os filmes mais recentes da Pixar têm lutado para recriar a magia dos clássicos originais como Toy Story, Procurando Nemo e Monstros S.A. O mais recente esforço do estúdio, Elemental, arrecadou apenas cerca de US$ 30 milhões nas bilheterias no último fim de semana, a segunda menor abertura na história da Pixar. Isso se soma ao lançamento decepcionante de Lightyear - a história de origem de um dos personagens mais icônicos do estúdio -, aumentando a quantidade de evidências de que os anos dourados da Pixar ficaram para trás.

Diagnosticar a situação da Pixar é difícil. Seria fácil dizer que as coisas deram errado após a aquisição da empresa pela Disney em 2006, mas os megassucessos não pararam de repente.

Um fator é simplesmente a concorrência. Os estúdios se apressaram em reproduzir a magia da Pixar... e eventualmente conseguiram. O próprio estúdio de animação da Disney se destacou com blockbusters como Frozen e Zootopia, enquanto o sucesso recente de Super Mario Bros. prova que ainda há muito espaço para filmes animados.

Conquistar os críticos parece não ser um problema. Mas o público - e isto afeta a receita da empresa - é outro problema aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário