Translate

27 junho 2023

O que conta como clima?


Centenas de projetos desenvolvidos e financiados pelo Banco Mundial com o objetivo declarado de abordar a mudança climática na verdade contribuem pouco ou nada para resolver o problema, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira pelo Center for Global Development, um grupo de estudos.

Entre 2000 e 2022, o Banco Mundial financiou 2.554 projetos relacionados ao clima no valor total de US$ 119 bilhões. Muitos deles têm uma ligação clara com a redução das emissões de carbono ou com a adaptação aos impactos climáticos: Recuperação de ciclones em Bangladesh, energia solar no Vietnã, transporte público de massa nas Filipinas.

Mas 829 dos projetos listam sua contribuição para o clima como menos de 20% de seu valor e não fornecem detalhes sobre qualquer vínculo com a mitigação ou adaptação: Processamento de pagamentos digitais no Afeganistão, educação primária rural em Camarões e resposta à COVID-19 no Iêmen são alguns exemplos. De modo geral, em quase todos os casos em que um projeto alegou reduzir as emissões, nenhuma estimativa específica de cortes foi fornecida.

As descobertas sugerem que o portfólio de financiamento climático do Banco Mundial é muito menor do que parece, e que há pouca supervisão ou responsabilidade pelo benefício climático real do portfólio. Corrigir essa situação é uma prioridade declarada do novo Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, que terá a chance de oferecer algumas soluções concretas (...).

Para começar, os projetos que afirmam marcar a caixa "clima" devem ser muito mais específicos, especialmente no que se refere à quantificação das reduções de emissões, disse Vijaya Ramachandran, coautor do estudo, à Semafor: "Não acho que isso afetaria a quantidade de dinheiro que fluirá para esses esforços e os tornará mais impactantes."

O estudo mostra pelo menos quatro projetos no Brasil. Fonte: Semafor

Nenhum comentário:

Postar um comentário