Translate

12 junho 2023

Psicologia do setor sem fins lucrativos e o overhead

Gneezy convida para um teste interessante: você assiste uma palestra do presidente de uma instituição de caridade e resolve doar mil reais. Quando você vai ao aeroporto, voltando para casa, e entra no avião, encontra seu assento na classe econômica. Então você olha, sentando na primeira classe, o presidente da instituição de caridade que você acabou de fazer a doação. Como você se sente?

Se a resposta tiver algo com arrependido, chateado ou algo do gênero, você não estaria sozinho. As pessoas não gostam que instituições de caridade tenham custos indiretos - o overhead. A despesa de viagem do presidente na primeira classe é um exemplo. Há uma premissa de que quanto menor a despesa geral, administrativa e operacional de uma entidade do terceiro setor, mais eficiente será a entidade. As pessoas são avessas a "contribuir" com os overheads e querem que seus recursos sejam repassados para o beneficiário final da entidade. 

Enquanto nas empresas privadas os executivos são compensados com gastos luxuosos e geralmente não são incomodados, no terceiro setor temos uma aversão a este comportamento. Gneezy considera que temos um livro de regras para o terceiro setor e outro para o setor privado. Não julgamos os executivos das empresas pela moderação nos gastos, mas pelos resultados. Mas no terceiro setor prevalece a frugalidade. Entendemos que elevados overheads significa ineficiência e corrupção. 

Tendo por base esta ideia, Gneezy conduziu uma pesquisa e procurou verificar se a reação das pessoas à uma campanha de doação seria mais efetiva se fosse dada a garantia de que o valor entregue iria diretamente para a finalidade do programa, livre de despesas gerais. 


Este grupo, livre de despesas gerais, corresponde a barra escura do gráfico acima. Neste gráfico, o valor da doação é muito maior quando há uma garantia de seu dinheiro não seria usado para os custos indiretos da entidade. 

Para o autor

isso demonstra quão importante é controlar a forma como a história é apresentada. Os três incentivos que testamos nesse experimento de campo eram exatamente os mesmos do ponto de vista econômico tradicional. No entanto, a fonte da aversão aos custos gerais não é apenas se preocupar com corrupção, ineficiências e gastos excessivos. Enfatizar o impacto pessoal dos doadores é importante. Encontre a abordagem que as pessoas se importam e seus incentivos irão mais longe do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário