Translate

14 junho 2023

Binance e SEC

A Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nos Estados Unidos, está processando a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo. 

Entre as evidências apresentadas pela comissão, que incluem mensagens de texto de funcionários, depoimentos de ex-executivos e relatórios de auditoria da Binance, algumas acusações chamaram a atenção. Aqui estão cinco delas:

O ex-diretor de conformidade afirmou que não havia como estar "limpo" - Em uma troca de mensagens de texto com outro funcionário, o ex-diretor de conformidade da Binance, Samuel Lim, afirmou que não acreditava que a empresa estivesse "limpa". Ele citou como exemplo o atendimento da bolsa que estaria ensinando os usuários a contornar sanções.

A Binance é acusada de desviar mais fundos dos usuários do que a FTX - A SEC alega que a Binance e a Binance.US redirecionaram mais de US$ 12 bilhões em ativos de clientes para entidades controladas por Zhao entre 2019 e 2021. Isso é US$ 4 bilhões a mais do que o déficit inicialmente reivindicado no caso da FTX.


Auditorias revelaram deficiências e perdas significativas - Auditorias realizadas pela Armanino e pela FGMK identificaram deficiências materiais relacionadas ao controle da Binance sobre a operação da Binance.US, a custódia e controle dos ativos dos clientes, além da falta de transparência da Binance em relação aos ativos dos clientes dos EUA. A auditoria de 2019 também destacou a mistura de fundos de clientes e empresas, dependência da controladora para dados financeiros e a falta de um plano de emergência. 

Dois ex-CEOs afirmaram que Zhao controlava a Binance.US - Ex-presidentes-executivos da Binance.US, Brian Brooks e Catherine Coley, afirmaram que Zhao era o verdadeiro CEO e que a subsidiária não era independente.

Wash trades ocorreram com conhecimento dos funcionários - A SEC alega que wash trades, uma prática que infla o volume de negociação para criar uma falsa aparência de interesse do mercado, ocorriam regularmente na plataforma Binance.US. Isso era feito principalmente por meio de contas afiliadas à Sigma Chain, controlada por Zhao, tornando-a essencialmente uma criadora de mercado. Um funcionário descobriu que podia negociar consigo mesmo.

Baseado Forbes. Foto: Arisa Chattasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário