Translate

09 junho 2023

Fasb expande sua estrutura conceitual com a questão da entidade

O Financial Accounting Standards Board (FASB), órgão responsável por estabelecer as normas contábeis nos Estados Unidos, expandiu seu "framework" conceitual com informações relacionadas à entidade de relatórios. 


O "framework" conceitual ou estrutura conceitual é um conjunto de conceitos fundamentais que orientam a elaboração e a apresentação das demonstrações financeiras. A expansão do "framework" busca fornecer diretrizes mais claras sobre como identificar e avaliar a entidade de relatórios, incluindo a determinação de quais entidades devem ser consideradas separadamente ou em conjunto para fins de relatórios financeiros. 

Essa atualização é vista como uma forma de melhorar a qualidade e a consistência das informações contábeis e ajudar os usuários das demonstrações financeiras a tomar decisões mais informadas.

É importante notar que desde o término do projeto conjunto Iasb-Fasb, a entidade internacional paralisou novas atualizações da sua estrutura conceitual. O Fasb, pelo contrário, continuou na expansão da sua estrutura, já tendo importantes alterações nas definições de ativo, passivo e outros elementos patrimoniais, além da reintrodução dos termos ganhos e perdas na demonstração do resultado. Isto fez aumentar a distância entre as duas estruturas conceituais. 

Foto: Ashkan Forouzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário