Translate

27 junho 2023

O significado das normas de sustentabilidade

A emissão de duas novas normas de relatórios sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, pelo ISSB, teria como objetivo de melhorar a confiança nas divulgações das empresas sobre o assunto. O International Sustainability Standards Board (ISSB) deixa agora a pressão para as empresas, que precisam divulgar como as mudanças climáticas afetam seus negócios.

O IFRS S1 seria uma "base global" na comunicação para os investidores dos riscos e oportunidades da empresa em relação à sustentabilidade. O IFRS S2, que deve usado junto com o IFRS S1, exige divulgações específicas sobre o clima. 

Ambas as normas contaram com recomendações do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), bem como o trabalho do Climate Disclosure Standards Board (CDSB) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), entidades que já existiam. Segundo dados do ISSB, atualmente cerca de 42% das quatro mil maiores empresas do mundo não fornecem dados sobre emissões de carbono do Escopo 1 e 2.

Segundo Emmanuel Faber, presidente do ISSB: "Hoje representa o resultado de mais de 18 meses de trabalho intenso para fornecer um conjunto inaugural de normas de divulgação de sustentabilidade para os mercados de capitais globais. As normas do ISSB foram projetadas para ajudar as empresas a contar sua história de sustentabilidade de maneira robusta, comparável e verificável."

"Consultamos de perto o mercado para garantir que as normas sejam proporcionais e resultem em divulgações relevantes para a tomada de decisões de investimento. Sabemos que informações melhores levam a decisões econômicas melhores. A publicação de hoje é apenas o ponto de partida, à medida que consultamos sobre nossas prioridades futuras, além do clima."

Agora é preciso convencer os países na sua adoção. Isso incluirá a criação de um "grupo de implementação de transição" para apoiar as empresas que aplicam as normas.



Helen Brand, diretora executiva da ACCA, disse: "O lançamento dessas duas primeiras normas globais de sustentabilidade é um passo importante e significativo no relato empresarial, fornecendo uma base global para informações comparáveis sobre questões de sustentabilidade, o que ajudará investidores, mercados financeiros e a sociedade em geral.

"A ênfase que eles fornecem ajudará a impulsionar as mudanças positivas de que precisamos na forma como as empresas operam diante da ameaça das mudanças climáticas."

Michael van der Lof, líder global de serviços de relatórios corporativos da EY, disse: "A finalização do IFRS S1 e do IFRS S2 representa um avanço significativo na criação de um conjunto abrangente e de alta qualidade de normas de divulgação de sustentabilidade."

Como a Comunidade Européia não quis esperar e também lançou suas normas, é necessário agora evitar a duplicidades entre os documentos emitidos pela Europa e pelo ISSB. 

Fonte (adaptado): aqui. Foto: Markus Spiske

Um comentário: