Translate

29 junho 2023

Moeda digital do Banco Central

O valor de Bitcoins e NFTs pode estar diminuindo, mas uma abordagem diferente criptomoeda está crescendo em popularidade em todo o mundo, apresentando uma face totalmente diferente da blockchain. As moedas digitais do banco central [CBDC] são controladas por governos como as moedas tradicionais e, portanto, representam o oposto polar da ideia de Bitcoins descentralizados e não rastreáveis. Várias nações pequenas e - desde outubro de 2021, na Nigéria - lançaram moedas digitais do banco central, e vários outros países populosos estão se preparando para pular a bordo de um trem de criptografia de criptografia diferente.


A União Europeia propõe hoje um quadro jurídico para o lançamento planejado do euro digital. De acordo com o rastreador de moeda digital do Banco Central pelo Conselho Atlântico, planos concretos para lançar um CBDC também foram registrados no Canadá, Brasil e Estados Unidos, entre outros.

Países que já estão em um CBDC na fase piloto inclui Rússia, Tailândia, Índia, Coréia do Sul, Suécia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, de acordo com a fonte. Não está claro, no entanto, qual desses programas poderá ser lançado em seguida.

Os CBDCs foram introduzidos ainda mais cedo do que na Nigéria nos países do Caribe, por exemplo, nas Bahamas e nações e territórios que compartilham a moeda do dólar do Caribe Oriental. O dólar das Bahamas foi a primeira moeda digital do banco central do mundo após seu lançamento em 2019 e abriu caminho para uma rápida adoção em torno dos pequenos países da região.

O piloto digital chinês do Yuan ganhou as manchetes em abril de 2019, mas o projeto não avançou desde então. Como a Nigéria, a China possui uma sólida infraestrutura de pagamento digital e móvel. Grande parte da população dos dois países ultrapassou os pagamentos com cartão e passou diretamente do dinheiro para as opções de pagamento digital, que se tornaram extremamente populares - que sejam elas baseadas em aplicativos ou texto. Nos países em desenvolvimento, os bancos centrais também consideram o potencial das moedas digitais atingindo os não bancários.

Outra razão para alguns governos defenderem moedas digitais oficiais é a coleta de dados. Pagamentos digitais onipresentes e vigilância governamental rigorosa levaram a uma infinidade de dados de pagamento já disponíveis para os administradores chineses. Esse conhecimento de como as pessoas gastam dinheiro só crescerá com a implementação do Yuan digital, embora o banco central do país tenha dito que limitará a rastreabilidade e criará o que chama de "anonimato controlável".”Esses aspectos das moedas digitais são vistos negativamente pelos europeus, que segundo a pesquisa do Banco Central Europeu preocupam-se com a privacidade dos pagamentos em relação ao euro digital.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário