Translate

29 junho 2023

Promessas vazias Kit Kat

As multinacionais têm feito todo tipo de reivindicações de neutralidade de carbono nos últimos anos. Veja, por exemplo, a conhecida marca de barras de chocolate da Nestlé, KitKat, que afirmou em 2021, a barra de chocolate "se tornaria neutra em carbono até 2025."Mas o deslocamento foi parcialmente baseado no plantio de árvores, que não é confiável e difícil de medir, com muito pouca transparência sobre o nível de emissões reduzido ou compensado. Em outras palavras, a Nestlé fez reivindicações de sustentabilidade sem evidências concretas (alguns chamam isso de golpe de 'lavagem verde'). 

"Para apoiar isso KitKat ajudará os agricultores a plantar cinco milhões de árvores de sombra onde obtém seu cacau até 2025 ", escreveu a Nestlé em um comunicado à imprensa em abril de 2021. Eles declararam muito pouca informação sobre a atualização das operações da cadeia de suprimentos com reduções diretas nas emissões de carbono, em vez disso, focaram-se em reivindicações obscuras como "restaurar florestas." 


A Nestlé, que vê todo o movimento ESG, ou Ambiental, Social e Governança, saindo pela culatra, como o CEO da BlackRock, Larry Fink abandonou o termo "ESG" apenas alguns dias atrás, abandonou os planos para uma barra KitKat neutra em carbono até 2025, segundo a Bloomberg. 

Um porta-voz da gigante suíça de alimentos disse que a empresa está "se movendo em direção a programas internos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações e cadeia de suprimentos."Portanto, não há mais plantio de árvores nos países do terceiro mundo?

Além da Nestlé, outras empresas, como a companhia aérea EasyJet Plc e o proprietário da Gucci, Kering, estão se afastando de suas alegações neutras em carbono para evitar controvérsias sobre 'lavagem verde'. Grupos de consumidores alegaram que muitas dessas empresas enganaram os clientes a acreditar que seus produtos são melhores para o meio ambiente.

Fonte: aqui. Grifo nosso, traduzido via Vivaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário