Translate

28 junho 2023

Cultura na PwC da Austrália


A iniciativa dos líderes globais da PwC de assumir o controle da empresa australiana atingida pelo escândalo mostra como os líderes locais lidaram mal com o escândalo de vazamentos de impostos - e como existe o temor de que as autoridades estrangeiras comecem a examinar o assunto.

O líder global de clientes e setores da rede, Kevin Burrowes, que atualmente reside em Cingapura, assumirá o cargo de CEO da PwC Austrália dentro de algumas semanas, assim que superar os obstáculos da imigração. Ele substituirá a CEO interina Kristin Stubbins, que está no cargo há sete semanas.

Burrowes, um veterano da empresa que também ocupou cargos sênior na IBM e no Credit Suisse, herdará uma empresa muito reduzida, e provavelmente levará anos para ajudar a PwC Austrália a se recuperar dessa crise.

A forma do duro remédio oferecido já está se tornando evidente, e o que restará é uma empresa muito reduzida que oferece serviços essenciais de auditoria, consultoria de gestão e conformidade fiscal. Os dias de liberdade para se envolver agressivamente em novos negócios e esquemas fiscais agressivos devem ter acabado de fato.

Mas os problemas culturais da empresa são profundos. A arrogância, o desprezo flagrante pela conduta profissional e uma cultura de vendas agressiva levaram aos vazamentos de impostos em primeiro lugar. Isso foi combinado com o excesso de confiança de um pequeno grupo de que eles eram inteligentes o suficiente para evitar que tudo se tornasse público.

O outro grande desenvolvimento da saga é o acordo proposto para que a PwC venda seus negócios de consultoria em governo, saúde, infraestrutura, defesa e risco para o investidor de capital privado Allegro Funds por apenas US$ 1.

A Allegro planeja criar uma nova empresa, de codinome Bell, que apaziguará as preocupações com a crise fiscal ainda não resolvida da PwC e com o conflito de interesses inerente ao fato de a empresa das quatro grandes prestar consultoria a clientes dos setores público e privado.

A proposta da Bell é que ela prestará apenas serviços de consultoria para o setor público e será estruturada como uma empresa com padrões de governança no nível da ASX. Em contrapartida, a PwC desistirá de prestar esse tipo de serviço. (...) 

Edmund Tadros - Financial Review 

Foto: Photoholgic

Nenhum comentário:

Postar um comentário