Translate

12 junho 2023

Desvio de dinheiro em uma entidade do terceiro setor

A organização GiveDirectly é uma instituição de caridade cujo projeto é, à primeira vista, incrivelmente simples: enviar dinheiro diretamente para as pessoas mais pobres do mundo, para que elas possam gastá-lo no que precisam. A grande ideia por trás disso é que o dinheiro tem menos custos administrativos do que outras formas de filantropia, pode ser usado para quase qualquer coisa e respeita os beneficiários, que sabem melhor do que ninguém do que precisam.



Embora tenha sido fundada há apenas uma década, a GiveDirectly se tornou uma importante força na ajuda internacional. Além de transferir centenas de milhões de dólares em dinheiro para os mais pobres do mundo todos os anos, a organização também financiou testes controlados aleatórios em larga escala de transferências de dinheiro, ampliando a evidência sobre onde elas ajudam e como podem (ou não podem) mudar a vida das pessoas.

Esta semana, a GiveDirectly está revelando outro aspecto menos discutido da ajuda global: fraude e roubo. Em um relatório detalhado divulgado recentemente, eles explicam como quase um milhão de dólares foi roubado em 2022 dos beneficiários da GiveDirectly na República Democrática do Congo (RDC).

Embora seja menos de 1% do dinheiro movimentado pela GiveDirectly no ano passado, isso teve um impacto enorme nos beneficiários previstos na RDC, onde mais da metade da população vive com menos de US$ 2,15 por dia, e levou a importantes mudanças nas políticas da organização para garantir que isso não aconteça novamente.

O relatório lança luz sobre um problema que quase todas as organizações de ajuda enfrentam, mas que ninguém quer discutir. O medo é que, ao informar os doadores sobre roubos e fraudes que ocorrem sob sua supervisão, eles passem a doar para outras organizações que não falam abertamente sobre essas questões. No entanto, esses são problemas enfrentados por todas as organizações que tentam transferir dinheiro ou qualquer outro tipo de ajuda em grande escala, e somente ao falar abertamente sobre o roubo é possível projetar melhores procedimentos para evitá-lo.

Na República Democrática do Congo funcionários conspiraram para registrar cartões SIM de pagamento em nome dos beneficiários e desviar os fundos. Embora seja um incidente trágico em vários níveis, a GiveDirectly está sendo elogiada por sua transparência ao compartilhar essa experiência e ajudar outras organizações a identificar e resolver vulnerabilidades. 

A fraude foi descoberta no início de 2023, mas passou despercebida por cerca de cinco meses devido à participação dos conspiradores em várias etapas do processo de verificação. Aproximadamente 900 mil dólares foram perdidos, afetando 1.700 famílias necessitadas. A GiveDirectly suspendeu temporariamente as operações na RDC para ajustar seus procedimentos.

Adaptado daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário