Translate

22 junho 2023

Sobre o efeito negativo do ensino virtual durante a pandemia

Um artigo, recentemente publicado, discute os efeitos da pandemia de COVID-19 na educação nos Estados Unidos. Devido aos riscos de contágio, muitos administradores escolares adotaram o ensino virtual em vez das aulas presenciais. No entanto, os autores do estudo constataram que essas medidas contribuíram significativamente para a queda nas taxas de aprovação dos alunos em testes padronizados durante o ano escolar de 2020-2021.

Os resultados são baseados em dados de avaliações estaduais de matemática e língua inglesa, para alunos entre 3 a 8 anos de idade, em 11 estados. O gráfico, apresentado no estudo, mostra a queda nas taxas de aprovação durante a pandemia em comparação com anos anteriores. O gráfico revela pouca variação nas taxas de aprovação de 2016 a 2019, seguida de uma queda significativa em todos os estados e grupos demográficos em 2021. No geral, as taxas de aprovação médias entre 2019 e 2021 caíram 12,8 pontos percentuais em matemática e 6,8 em língua inglesa.

Os autores observam uma relação clara entre a quantidade de aulas presenciais e a magnitude da queda nas taxas de aprovação em matemática. Quanto mais dias de aulas presenciais as escolas ofereciam, menor era a queda nas taxas de aprovação. Um padrão semelhante, embora menos pronunciado, é observado em língua inglesa.

Por meio de uma análise de regressão de efeitos fixos, os pesquisadores mostram que os distritos com ensino totalmente presencial tiveram quedas médias menores do que os distritos que eram totalmente virtuais - 13,4 pontos percentuais a menos em matemática e 8,3 pontos percentuais a menos em língua inglesa.

Os resultados demonstram que o ensino híbrido e virtual não pode sustentar a aprendizagem dos alunos da mesma forma que a instrução totalmente presencial. Essas descobertas podem ajudar os administradores escolares e formuladores de políticas educacionais a considerar melhor os trade-offs ao recorrer a métodos de ensino virtual no futuro.

Baseado aqui

“Pandemic Schooling Mode and Student Test Scores: Evidence from US School Districts” appears in the June 2023 issue of the American Economic Review: Insights.

Nenhum comentário:

Postar um comentário