Translate

26 junho 2023

Markowitz (1927-2023)

Harry Markowitz nasceu em 1927, nos Estados Unidos, e faleceu na quinta feira. Seu momento de glória foi o Nobel de Economia em 1990 pelas contribuições fundamentais para a teoria moderna de finanças e gestão de portfólios.

Em 1952, Markowitz publicou um artigo intitulado "Portfolio Selection", no qual introduziu o conceito de diversificação e o famoso modelo de otimização de carteiras. O trabalho revolucionou a forma como os investidores percebem e constroem suas carteiras de investimentos. Com a diversificação os investidores podem minimizar o risco e maximizar o retorno esperado. Um dos grandes achados foi intuir uma maneira de mensurar o risco de um investimento. 

O modelo de Markowitz, conhecido como "fronteira eficiente", permitiu que os investidores entendessem como combinar diferentes ativos financeiros em um portfólio de forma a obter a melhor relação entre risco e retorno. Ele destacou a importância da diversificação para reduzir o risco de uma carteira.

A contribuição de Harry Markowitz para a teoria de finanças e gestão de portfólios estabeleceu as bases para muitos dos modelos e estratégias utilizados pelos profissionais do mercado financeiro atualmente. 

A teoria de finanças modernas começa com Markowitz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário