Translate

30 junho 2023

Duolingo em ação

Aplicativo de influência

A revista Time divulgou sua última lista das 100 empresas mais influentes. Muitos dos suspeitos de sempre aparecem nas classificações - Apple, Chipotle, Disney - mas uma empresa em particular chamou nossa atenção.


Com centenas de milhões de downloads, o aplicativo gamificado de aprendizado de idiomas Duolingo foi nomeado na prestigiosa seção Líderes da lista da Time. O aplicativo, que ajudou milhões de usuários a aprender idiomas - e talvez tenha irritado outros tantos com suas notificações push notoriamente persistentes - foi elogiado por sua incorporação de IA, tendo sido alimentado por seu próprio modelo, Birdbrain, durante anos. Porém, mais recentemente, a empresa está incorporando novas ferramentas de IA em seus produtos, como o GPT-4, que permite aos usuários praticar com base em cenários, como comprar móveis, pedir a um amigo para fazer uma caminhada ou pedir um café em uma cafeteria em Paris.

É tudo um jogo


Em 2009, o empresário guatemalteco Luis Von Ahn tinha acabado de vender seu software de autenticação on-line reCAPTCHA para o Google. Com o desejo de desenvolver um produto no mundo da educação, von Ahn se uniu ao cientista da computação Severin Hacker e fundou o Duolingo apenas dois anos depois.

Em um espaço competitivo, o Duolingo conquistou seu nicho ao gamificar a experiência de aprendizado sempre que possível. Placares de líderes, pontos de experiência, níveis, a pressão para manter sua "sequência" e até mesmo uma moeda dentro do jogo ajudaram o aplicativo a criar hábitos para os usuários - tudo comunicado por meio de notificações intermináveis em seu telefone. Irritante? Talvez. Eficaz? Sem dúvida. De acordo com a última contagem, cerca de 20,3 milhões de pessoas usam o aplicativo todos os dias.

Fonte: newsletter Chartr

Algumas das técnicas que o Duolingo usa já estão sendo usadas para ensinar contabilidade, como gamificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário