Translate

07 junho 2023

Uma nova estratégia para os ativistas climáticos

Das dezenas de propostas apresentadas nas assembleias anuais de acionistas de bancos, seguradoras e empresas de petróleo e gás dos EUA no último mês, apenas uma recebeu apoio da maioria, o pior resultado para propostas relacionadas a ESG desde 2017.


Algumas coisas deram errado para os acionistas de ativistas climáticos este ano, e elas apontam para possíveis caminhos para o sucesso futuro.

Primeiro, as condições do mercado de energia estão minando os argumentos comerciais de curto prazo para abandonar os combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo, muitas propostas relacionadas ao clima estão se tornando mais incisivas no que pedem às empresas, deixando de se concentrar na divulgação de emissões e passando a exigir planos mais específicos para eliminar gradualmente a produção ou o financiamento de combustíveis fósseis. Essas exigências ainda estão afastando a maioria dos investidores. Outro fator é a pressão dos legisladores e procuradores-gerais dos estados controlados pelos republicanos para penalizar o que eles consideram práticas de investimento ESG "desonestas" por parte dos gestores de ativos.



Os ativistas têm algumas opções de como revisar sua estratégia. Uma delas é que os fundos de pensão ou outros investidores entrem com ações judiciais acusando os gestores de ativos de violar seu dever fiduciário para com os clientes ao ignorar os riscos climáticos. Essa estratégia ainda não foi tentada nos EUA, mas foi bem-sucedida em um caso de 2020 na Austrália. Outra opção é parar de blefar e tirar o dinheiro dos gestores recalcitrantes, como fez o maior fundo de pensão do Reino Unido no ano passado, quando transferiu US$ 6,3 bilhões da BlackRock para um fundo com foco no clima administrado pela Legal & General. Uma terceira estratégia: Não mudar nada e continuar batendo o mesmo tambor até que ele se torne alto demais para ser ignorado pelas empresas.

ESPAÇO PARA DISCORDÂNCIA

Se as notícias da temporada de votação por procuração parecem sombrias, elas estão se desenrolando em um contexto no qual um número cada vez maior de empresas está estabelecendo proativamente metas de zero emissões líquidas. Thomas Peterson, coordenador climático do grupo de investidores ativistas As You Sow, disse que, ao apresentar resoluções aos acionistas, o grupo tem como alvo as empresas que estão atrasadas em seu setor. "Essas empresas estão ficando mais difíceis de encontrar", disse ele. "Isso é bom. As frutas mais fáceis de serem colhidas se foram."

A VISÃO DO MOVIMENTO ANTI-ESG

Este ano também houve um número recorde de propostas anti-ESG, que em sua maioria visavam reverter as iniciativas de diversidade no local de trabalho das empresas. No entanto, o apoio a essas medidas foi ainda menor do que o das resoluções climáticas, com uma média de menos de 3% a favor, de acordo com Welsh. A lição é que, embora os investidores possam ter receio de defender o ESG, eles estão ainda menos dispostos a atacá-lo, dados os riscos financeiros e de reputação.

Fonte: Semafor

Nenhum comentário:

Postar um comentário