Translate

01 junho 2023

PwC da Austrália pede desculpas ...

Postamos que a PwC da Austrália cometeu alguns deslizes. Basicamente, o braço de consultoria tributária que tinha sido contratado pelo governo deixou escapar potenciais mudanças na legislação e a PwC aproveitou para "vender" soluções para as empresas. 

Na segunda, dia 29 de maio, a empresa publicou um pedido de desculpas. Eis a tradução (via Vivaldi, com adaptações) do texto:


Segunda-feira, 29 de maio de 2023

Carta aberta da executiva-chefe da PwC Austrália, Kristin Stubbins

Quero me desculpar em nome da PwC Australia. Por compartilhar informações confidenciais sobre políticas tributárias do governo e por trair a confiança depositada em nós.

Especificamente, peço desculpas à comunidade; ao governo australiano por violar sua confidencialidade; aos nossos clientes por quaisquer perguntas que isso possa ter levantado sobre nossa integridade e confiabilidade; e aos 10.000 parceiros e funcionários da PwC Austrália, trabalhadores e orientados por valores, que foram impactados injustamente.

Embora as investigações ainda estejam em andamento, sabemos o suficiente sobre o que deu errado para reconhecer que essa situação era completamente inaceitável. Nenhuma quantidade de palavras pode fazer as coisas direito. Mas estou totalmente comprometida em tomar todas as ações necessárias para reconquistar a confiança de nossos stakeholders. E, enquanto trabalhamos nesse processo, estou comprometida em ser totalmente transparente.

Nossa investigação anunciada anteriormente, apoiada por advogados externos, está bem encaminhada e, portanto, eu queria definir o que sabemos até agora, explicar as etapas que tomamos e estamos comprometidos em tomar e abordar algumas das questões que restam sobre o que aconteceu.

O que aconteceu

Fracassamos de três maneiras.

Primeiro, havia uma clara falta de respeito pela confidencialidade.

Um ex-parceiro tributário da PwC na Áustria, Peter Collins, violou uma conferência com consultas fiscais do Departamento do Tesouro e do Conselho Fiscal do qual ele participou. (...)

Segundo, a PwC Austrália não possuía processos e governança adequados.

Houve uma má tomada de decisão. (...) Esse foi o resultado de um fracasso de liderança e governança. (...)

Terceiro, tínhamos uma cultura na época em nossos negócios tributários que permitia comportamentos inadequados e, até agora, nem sempre responsabilizava adequadamente nossos líderes e envolvidos. O processo de governança falhou (...).

O que estamos fazendo sobre isso

Em 2021, a PwC Australia encomendou uma revisão da eficácia de nossa estrutura de governança tributária e controle interno, conduzida pelo ex-oficial do Australian Taxation Office (ATO) Bruce Quigley. A ATO participou dessa revisão e todas as recomendações foram implementadas, incluindo a proibição de parceiros que enfrentam o mercado de participar de consultas fiscais confidenciais.

Quando iniciamos nossa ampla investigação para determinar as causas principais, tomamos as seguintes ações nas últimas semanas :

Tom Seymour deixou o cargo de CEO em 8 de maio de 2023;

Dois membros do Conselho Executivo desistiram de suas posições de liderança;

Iniciamos uma investigação abrangente, com a assistência de um advogado externo, sobre quem pode ter compartilhado ou usado mal informações confidenciais relacionadas a esses assuntos;

Em 15 de maio de 2023, anunciamos que o Dr. Ziggy Switkowski AO liderará uma revisão independente da governança, responsabilidade e cultura da empresa; e

Tony O'Malley, sócio da PwC e especialista em direito e governança, foi nomeado em 15 de maio como líder-chefe de risco e ética da PwC Austrália. Ele será responsável por todos os aspectos de risco e ética da empresa e ajudará a liderar a implementação das conclusões da revisão independente.

Minha equipe e eu estamos comprometidos em tomar toda e qualquer ação adicional para melhorar a responsabilidade, a governança e a cultura.

Para esse fim, estamos anunciando as seguintes ações adicionais: Prestação de contas

A PwC Australia instruiu 9 sócios a deixar o cargo, com efeito imediato, enquanto se aguarda o resultado de nossa investigação em andamento. Isso inclui membros do Conselho Executivo e do Conselho de Governança da empresa.

Governança

Dois diretores independentes e não executivos serão nomeados para o Conselho de Governança da PwC Austrália e esse processo está em andamento. Os membros externos do conselho trarão perspectiva e objetividade independentes e externas à governança da empresa.

Além disso, os presidentes do Conselho de Governança e seu comitê de risco designado decidiram deixar o cargo de suas respectivas funções. Essas decisões são adicionais às ações de liderança já anunciadas.

A PwC Austrália iniciou um processo para cercar a prestação de serviços aos departamentos e agências do governo federal para aprimorar nossos controles para evitar conflitos de interesse. Estamos adotando um rápido estabelecimento de acordos separados de governança e supervisão para os negócios até o final de setembro. Abrangerá todos os serviços aos departamentos e agências do governo federal, incluirá pessoas, operações e governança dentro de seu perímetro e será operacionalmente cercado por outras empresas da PwC Austrália. A empresa terá um Conselho Executivo e de Governança independente, que terá a responsabilidade de considerar as opções estratégicas para a empresa. Isso estabelecerá independência e aprimorará os controles relacionados à confidencialidade e conflitos. A PwC consultará o governo australiano sobre esses acordos, incluindo tempo e processo.

Transparência

Depois de ouvir nossas partes interessadas, publicaremos o relatório e as recomendações do Dr. Ziggy Switkowski, na íntegra, na conclusão da Revisão Independente em setembro.

Corrigindo mal-entendidos

Não há desculpa para violar a confidencialidade. No entanto, quero abordar dois pontos importantes.

Primeiro, compreendo e reconheço completamente as solicitações de PwC para divulgar os nomes das pessoas nos e-mails divulgados pelo Senado em 2 de maio de 2023. Alguns supõem que todos aqueles cujos nomes foram redigidos devem necessariamente estar envolvidos em irregularidades. Isso está incorreto. Com base em nossa investigação em andamento, acreditamos que a grande maioria dos destinatários desses e-mails não é responsável nem esteve conscientemente envolvida em qualquer violação de confidencialidade. Temos e continuaremos a tomar as medidas apropriadas contra qualquer pessoa que tenha violado a confidencialidade ou falhado em seus deveres de liderança.

Em segundo lugar, em relação à violação da confidencialidade, nossos clientes não estavam envolvidos em nenhuma irregularidade e nenhuma informação confidencial foi usada para permitir que os clientes pagassem menos impostos.

Deixe-me encerrar novamente pedindo desculpas por nossa quebra de confiança. Trabalhei na PwC por toda a minha carreira, e isso foi pessoal e profissionalmente devastador para mim e meus colegas da PwC. Estou totalmente comprometido em fazer tudo o que for preciso para cometer os erros do nosso direito passado e re-ganhar sua confiança.

Atenciosamente,

Kristin Stubbins Chefe Executivo Interino, PwC Austrália

Imagem: 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝘙𝘢𝘪𝘯𝘦𝘳

Nenhum comentário:

Postar um comentário