Translate

11 maio 2025

Grandes nomes da história mundial da contabilidade: Schweicker


Schweicker, Wolfgang - O Zwifach Buchhalten (Nuremberg, 1549) de Wolfgang Schweicker introduziu a contabilidade por partidas dobradas italiana na Alemanha. Grande parte do texto de Schweicker foi traduzida livremente da obra Quaderno doppio col suo giornale (Veneza, 1540), de Domenico Manzoni. Schweicker também foi influenciado por Ein teutsch verstendig Buchhalten (Nuremberg, 1531), de Johann Gottlieb. No entanto, Schweicker foi mais do que um simples transcritor das técnicas contábeis venezianas. Ele condensou, simplificou e, por vezes, aprimorou o texto de Manzoni.

Schweicker introduziu uma conta contábil para letras de câmbio a pagar e a receber, e acrescentou um capítulo demonstrando como indexar o razão — um tema que não havia sido ilustrado na primeira edição de Manzoni. Diferentemente de Manzoni, Schweicker reuniu todas as contas a receber e a pagar pendentes em contas-resumo antes de realizar o balanço e o encerramento do livro razão.

Do verberte de Michael Chatfield - The History of Accounting

Fizemos referência a Schweicker aqui. Há pouca referência, mas seu livro, escrito enquanto estava em Veneza, é considerada uma das obras de contabilidade mais bonitas tipograficamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário