Translate

27 maio 2025

Formato de avaliação influencia a avaliação

Muito interessante: 


Alguns varejistas utilizam estrelas, enquanto outros usam números arábicos para apresentar avaliações de produtos. Será que os consumidores interpretam essas avaliações de forma diferente, dependendo do formato? Qual formato representa com mais precisão a real magnitude das avaliações? Ao longo de 12 experimentos, descobrimos que nenhum dos formatos é totalmente fiel. Consumidores superestimam avaliações fracionárias em formato de estrela e subestimam avaliações fracionárias em números arábicos (por exemplo, 3,5).

A superestimação das avaliações gráficas decorre do efeito de completamento visual: quando o sistema visual percebe uma imagem de estrela incompleta, ele automaticamente ativa a imagem completa, levando os consumidores a ancorar seus julgamentos em números arredondados para cima. Importante destacar que nossos resultados mostram que essa superestimação pode ser mitigada ao utilizar estrelas visualmente completas.

Por outro lado, a subestimação das avaliações numéricas decorre do efeito do dígito à esquerda, que faz com que os consumidores ancorem seus julgamentos no número inteiro inferior (ou seja, uma avaliação de 3,5 é percebida como mais próxima de 3 do que de 4).

Assim, tanto as avaliações em formato de estrela quanto as em números arábicos são sistematicamente mal interpretadas pelos consumidores, sendo que o grau dessa distorção varia conforme o valor fracionário e a técnica de preenchimento das estrelas. Esses achados demonstram que os formatos de avaliação amplamente utilizados são enganosos, evidenciando a necessidade de novos padrões para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário