Translate

31 maio 2025

Grandes nomes da história mundial da contabilidade: Barbarigo


 

Barbarigo, Andrea (†1449) - Andrea Barbarigo foi um comerciante veneziano de importação. Seus livros contábeis (1431–1449) fornecem o exemplo veneziano mais antigo conhecido de uma contabilidade de empreendimentos já madura. O tratado "Particularis de Computis et Scripturis" (1494), de Luca Pacioli, descreve um sistema contábil essencialmente igual ao de Barbarigo.

O diário e o razão são integrados. As contas do razão são referenciadas entre si, e ao lado de cada lançamento no diário há referências às páginas do razão onde esses lançamentos foram registrados. Os débitos e créditos são identificados pelas palavras "per" (para débito) e "a" (para crédito), respectivamente. Os valores monetários são colocados em uma coluna rudimentar à direita.

Barbarigo registrava em uma mesma conta de algodão todos os embarques feitos por um determinado agente, mesmo que estivessem distribuídos ao longo de vários anos. Para importações mais frequentes, como tecidos ingleses, ele abria uma nova conta para cada lote recebido e a mantinha aberta até que todo o lote fosse vendido.

Como seu negócio não era contínuo no sentido moderno — e diferentes viagens apresentavam diferentes chances de sucesso — ele determinava os lucros separadamente para cada empreitada, raramente tendo motivo para encerrar ou equilibrar seus livros. Preparou balancetes em 1431, 1435 e 1440, e depois deixou as contas em aberto até sua morte em 1449. Seu filho Nicolo manteve um livro razão de 1456 a 1482, mas fechou o balanço apenas uma vez, em 1482, quando o livro estava cheio.

Michael Chatfield - The History of Accounting

O retrato está em um Museu da Virginia. Há um estudo de 1944 sobre Barbarigo publicado pela John Hopkins Press e aqui uma critica. Uma extensa descrição de sua vida pode ser encontrada aqui, que crava 1399 como ano de nascimento. Há outro artigo aqui, com muitos detalhes contábeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário