Prestar logo suas contas com o Leão pode trazer recompensas. A dez dias do fim do prazo, cerca de 20 milhões de contribuintes ainda não entregaram sua Declaração Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. Até as 18h16 da segunda-feira (19), 26,7 milhões de contribuintes tinham enviado os dados, ou 57,78% do total previsto para este ano.
Segundo a Receita Federal, 64,9% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 19,2% terão que pagar Imposto de Renda e 15,9% não têm imposto a pagar, nem a receber.
A informação foi obtida aqui. A reportagem parece indicar que é "vantajoso" preencher uma declaração de imposto de renda. Também já escutei, na prática, muitas pessoas felizes por terem devolução. Mas se a grande maioria das pessoas possuem direito a restituição, isso é um claro sinal que o imposto, durante o ano exercício, foi retido a mais. Isso seria igual a adiantarmos um dinheiro para o governo, sem juros e correção. E um ano depois, o mesmo governo devolve seu dinheiro. Não seria mais justo simplesmente não termos sido taxados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário