Translate

26 maio 2025

Uso de IA em provas gera polêmica na Hungria

Do blog Market Design:

Alguns alunos podem usar IA na prova, outros não, e ficaram indignados
Por Halász Nikolett, Interior – 21 de maio de 2025

Neste semestre, os professores da disciplina de Pesquisa Operacional iniciaram um experimento especial na Universidade Corvinus de Budapeste, no qual metade dos alunos pode utilizar inteligência artificial (como o ChatGPT) nas provas, enquanto a outra metade não pode. Mais de dez alunos entraram em contato com nosso jornal, pois consideram o sistema injusto. No entanto, segundo os docentes da disciplina, o experimento foi precedido de uma consulta profissional bastante cuidadosa.

...




Para que nenhum dos grupos fosse prejudicado, os professores implementaram um sistema de compensação de pontos, que ajusta a média dos dois grupos para o mesmo nível — ou seja, os alunos com desempenho pior recebem a diferença calculada em relação à média do outro grupo. Para ilustrar com um exemplo: Marcsi faz parte do grupo experimental B. Os participantes do grupo A tiveram uma média de 67 pontos ao longo do semestre, enquanto os do grupo B obtiveram uma média de 62 pontos. Marcsi tirou 46 pontos na prova. Esse resultado é compensado com os 5 pontos da diferença entre as médias dos grupos, então sua nota final na prova é 51 pontos.

...

De acordo com vários alunos, o principal problema é que há estudantes que conseguem concluir a disciplina sem praticamente nenhum esforço, apenas com a ajuda da IA. Enquanto isso, outros se preparam durante vários dias, até uma semana, para alcançar um resultado similar — mas esses realmente adquiriram o conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário