Translate

24 maio 2025

Grandes nomes da história mundial da contabilidade: Dodson

 Dodson, James (1710–1757) As técnicas de apuração de custos são tão antigas quanto a contabilidade de partidas dobradas, mas a contabilidade de custos sistemática praticamente não existia no início da Revolução Industrial. No entanto, para apurar o lucro, os fabricantes precisavam calcular não apenas o custo dos produtos acabados, mas também dos bens em diversos estágios de produção.


James Dodson, matemático, professor e contador inglês, iniciou sua obra The Accountant, or the Method of Book-keeping (1750) com uma breve discussão sobre a teoria da escrituração contábil. Em seguida, apresentou exemplos de contas aplicadas a uma propriedade rural e fazenda, a um grande comerciante, sociedades, um banqueiro e, mais significativamente, a um sapateiro que também mantinha uma loja de varejo.

As contas do sapateiro incluíam transações relacionadas à compra e corte de couro, entrega de solados e cabedais aos oficiais para a confecção dos sapatos e venda de cinco modelos de sapatos masculinos, com a contabilidade realizada separadamente para cada um deles. Isso exigiu que Dodson demonstrasse o custeio por lote nas contas do sapateiro, mostrando o fluxo dos custos de um estágio de produção para o outro, o aumento do valor dos produtos em processo e, finalmente, a distribuição dos custos de fabricação entre os diferentes tipos de sapatos.

Michael Chatfield - The History of Accounting

Dodson ficou conhecido como atuário e chegou a ser membro da prestigiosa Royal Society. Como atuário, ele usou as tabelas de mortalidade de Halley (do cometa). Ele escreveu obras de matemática, o que incluía um conjunto de tabelas de anti-logaritmo, que foi usada entre 1742 e 1849.

Nenhum comentário:

Postar um comentário