Translate

25 maio 2025

Grandes nomes da história da contabilidade mundial: Snell

Snell, Charles (1670–1730) - Assim como ocorreu com o colapso da Bolsa de 1929, a quebra da South Sea Bubble em 1720 gerou demandas por verificação contábil e auditorias. Após a forte queda no preço das ações da South Sea Company, o banco da companhia, a Sword Blade Company, tornou-se insolvente em setembro de 1720. Em janeiro de 1721, foi nomeada uma Comissão Secreta da Câmara dos Comuns para investigar o caso, que descobriu “lançamentos falsos e fictícios” nos livros contábeis da South Sea Company. Isso não foi uma surpresa. Para garantir a aprovação legislativa de seu plano de assumir parte da dívida pública britânica, a South Sea Company pagou mais de um milhão de libras em subornos a membros do Parlamento.


Charles Stanhope, secretário do Tesouro, obteve um lucro de £250.000 a partir da emissão de ações da South Sea Company, que foram registradas como vendas nos livros da empresa, embora ele nunca tenha pago ou recebido tais ações. Posteriormente, a companhia revendeu essas ações a um preço mais alto, repassando a ele a diferença.

Charles Snell, mestre de caligrafia e contador, foi contratado pelos administradores do banco Sword Blade para examinar os registros da Sawbridge and Company, uma subsidiária falida da South Sea Company, com a missão específica de analisar os lançamentos contábeis relacionados a Charles Stanhope. Dessa forma, Snell se tornou o primeiro contador independente contratado para auditar os registros de uma corporação pública e também o primeiro a conduzir o que hoje chamaríamos de uma investigação de fraude.

Em seu relatório de auditoria, intitulado Observations Made Upon Examining the Books of Sawbridge and Company (1721), Snell demonstrou que os lançamentos envolvendo Charles Stanhope se anulavam entre si e concluiu: “Não me parece, pelos livros, que as referidas £250.000, ou qualquer lucro, tenham sido obtidos na referida operação com ações.” Stanhope acabou sendo absolvido da acusação de ter recebido subornos.

Michael Chatfielf - The History of Accounting - Retrato aqui

Veja que interessante: há um mapa turístico de Londres com os locais da história da contabilidade. E inclui o local onde Snell foi educado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário