Jachomo Badoer (1402 - 1442 ou 1445) - Foi um mercador veneziano que comercializou em Constantinopla entre 1436 e 1440. Seu livro razão de partidas dobradas foi o único documento comercial escrito em Constantinopla que sobreviveu, em sua totalidade, à conquista turca da cidade em 1453. Por isso, é uma fonte única de informações sobre o comércio, as moedas e as práticas de mercado do Levante durante a primeira metade do século XV. Badoer foi um inovador na escrituração contábil, mas seu livro também retrata o estado da arte da contabilidade naquela época.
Badoer mantinha apenas um livro razão, sem um diário unificado, embora utilizasse uma série de livros de memorandos nos quais registrava diversos tipos de pagamentos e recebimentos. Seu razão foi escrito no estilo veneziano de partidas dobradas, com débitos e créditos lado a lado na página aberta. Letras de câmbio, contas de consignação, transações de escambo e pagamentos de seguros marítimos estão incluídos em seus registros. Ele estabelecia contas separadas para cada cliente e para cada remessa de mercadorias, calculando lucros e perdas individualmente. Sua conta de lucros e perdas também incluía ganhos com câmbio de moedas e com descontos concedidos por credores, fornecedores e agentes. O livro razão de Badoer contém um dos lançamentos compostos mais antigos de que se tem conhecimento.
Michael Chatfield - The History of Accounting
A Wikipedia traz mais informações sobre ele: o livro de contas dele é chamado de Libro di Conti. Ele era de Veneza, tinha dois irmãos mais velhos e uma irmã. Casou com Maria Grimani e tiveram dois filhos. Tornou-se membro do Conselho dos Quarenta, uma especie de suprema corte de Veneza, o que significa poder político e social. Pouco depois da morte da esposa, viajou para Constantinopla. Quando retornou, em 1441, casou novamente.
O Libro di conti (ou Libro dei conti, "livro de contas") é um registro, em partidas dobradas, dos negócios de Giacomo em Constantinopla entre 1436 e 1440. Trata-se de uma fonte inestimável sobre o comércio em Constantinopla nesse período. O livro demonstra que a cidade funcionava principalmente como um entreposto. Os negócios anuais de Giacomo, considerados de escala média, somavam 126.000 hipérpiros. Embora os gregos estivessem fortemente envolvidos no comércio, contribuíam com relativamente pouco capital. A participação da República de Gênova superava a de Veneza, enquanto o Império Bizantino mantinha um déficit comercial com o Ocidente.
Aqui um artigo sobre ele. Outro artigo, bem extenso, pode ser encontrado aqui, em italiano. E outro aqui, na Accounting Review. Na imagem, o brasão de Badoer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário