Jean Dumarchey (1874-1946) foi um teórico francês da contabilidade, conhecido por sua abordagem científica e econômica da área. Ele defendia que a contabilidade era uma ciência social, que utilizava a matemática como instrumento e estava relacionada com outras ciências, como filosofia, economia e sociologia. Dumarchey argumentava que a contabilidade deve ser organizada cientificamente, considerando seu objetivo fundamental: o controle do valor econômico da empresa. Em 1913 lança o livro Teoria Positiva da Contabilidade, um dos três livros que foram traduzidos para o português. Ele fazia parte da escola Neocontista, segundo Lopes de Sá. Segundo Dumarchey, conta é toda classe de unidade valor, sendo o valor a pedra angular da contabilidade.
Ele entendia as partidas dobradas através da seguinte regra: quem recebe é debitado e quem entrega é creditado. Durante sua vida publicou artigos na Revista de Contabilidade e Comércio de Portugal, indicando que teve uma grande influência sobre a contabilidade portuguesa. No Brasil sua influência se dá através do Lopes de Sá.
Não há uma fonte única que explore de forma adequada a vida e obra de Dumarchey. Para elaboração dessa postagem, consultei aqui, aqui e aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário