Translate

16 maio 2025

Nudges em aula de matemática


Um estudo de larga escala conduzido por pesquisadores de diversas instituições investigou se "nudges" comportamentais — lembretes enviados por e-mail — poderiam melhorar o desempenho em matemática de alunos do ensino fundamental nos Estados Unidos. A pesquisa envolveu cerca de 140.000 professores e 3 milhões de estudantes que utilizam a plataforma online Zearn Math.

Foram testados 15 tipos diferentes de mensagens semanais enviadas aos professores, com o objetivo de incentivá-los a engajar mais ativamente seus alunos nas atividades matemáticas. O nudge mais eficaz resultou em um aumento de 5,1% no progresso dos alunos, mas, após ajustes estatísticos, esse impacto foi estimado em 3,3%. Em média, os alunos cujos professores receberam os nudges completaram 1,81 lições durante o período de quatro semanas, em comparação com 1,78 lições completadas por alunos cujos professores receberam lembretes mais genéricos.

Apesar de estatisticamente significativos, os efeitos dos nudges foram modestos e menores do que o esperado pelos pesquisadores. Ou seja, os empurrões podem não ser suficientes para melhorar substancialmente o desempenho em matemática dos alunos.

Via aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário