Translate

11 maio 2025

Grandes nomes da história mundial da contabilidade: Plantin

Plantin, Christopher (1514–1589) - Sistemas sofisticados de contabilidade de custos existiam séculos antes da Revolução Industrial. Métodos de custeio que hoje são considerados modernos foram reinventados muitas vezes ao longo dos últimos 500 anos. 

Christopher Plantin, impressor e editor de Antuérpia no século XVI, manteve entre 1563 e 1567 o que equivaleria a um sistema de custeio por ordem de produção, com uma conta contábil separada para cada livro que publicava. Em cada uma dessas contas, ele acumulava os custos do papel utilizado, salários pagos e outras despesas de impressão identificáveis com um determinado livro. As contas de partidas dobradas e de custos de Plantin eram coordenadas; após a impressão de um livro, era feito um lançamento transferindo o saldo da conta para uma conta de produtos acabados chamada “Livros em Estoque”. Nessa conta, registravam-se as quantidades de livros disponíveis juntamente com seus custos, criando um registro de inventário perpétuo.

Verbete de Michael Chatfield - The History of Accounting

A pintura de Plantin acima foi feita por Rubens, o que mostra a importância de Plantin para a humanidade. Sua editora sobreviveu até 1867. Ele era francês de nascimento, aprendeu o ofício de encadernador quando jovem e quando mudou para Antuérpia, seu trabalho ficou muito conhecido. Por conta de um ferimento no braço, devido a uma agressão sofrida, ele teve que abandonar o ofício e passou a dedicar na tipografia e impressão. Já tinha sua gráfica em 1555, onde imprimiu diversos livros de elevada qualidade. Seu trabalho mais importante é a Biblia Régia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário