Translate

22 maio 2025

Franquia de heróis: usando conceitos de receita marginal, custos fixos, custo marginal...

 Quanto conteúdo uma franquia deve produzir? Uma reportagem recente do Wall Street Journal indica que o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) está se aproximando de um ponto de saturação. O gráfico que eles criaram certamente aponta para um enorme aumento na quantidade de conteúdo, principalmente na TV. Decidir quanto produzir é uma decisão de extensão.

Por um lado, o enorme sucesso dos filmes dos Vingadores gerou um valioso reconhecimento da marca. O estúdio investiu custos fixos em desenvolvimento de personagens, roteiros e valores de produção, que trarão retorno em termos de engajamento futuro do público. Ou seja, o custo marginal de atrair mais audiência agora é menor devido a esses investimentos anteriores. A decisão estratégica implícita, diante desse custo marginal mais baixo, é aumentar a produção de conteúdo.

Por outro lado, o público está experimentando uma utilidade marginal decrescente ao consumir mais conteúdo. Pode não valer a pena para os fãs acompanhar todos os desdobramentos da franquia. Vingadores: Ultimato foi o ápice de um arco narrativo consistente que manteve o alto engajamento. Produzir conteúdo adicional necessariamente significa fragmentar as linhas narrativas, e os fãs podem não sentir a necessidade de acompanhar tudo. Talvez o estúdio não tenha percebido que a consequente redução da receita marginal (MR) deveria, de forma ótima, levar a uma redução na produção de conteúdo.

Talvez haja lições aqui para o universo de Star Wars.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário