Translate

04 junho 2025

Na guerra, a opacidade da contabilidade é uma virtude: o caso da Spiderweb


Em uma operação coordenada chamada "Spiderweb", a Ucrânia realizou um ataque com 117 drones contra bases aéreas russas em três fusos horários diferentes, destruindo mais de 40 aeronaves militares. Estima-se que o prejuízo ultrapasse €6 bilhões. A ação, planejada por mais de um ano e executada inteiramente por ucranianos, representa uma perda estratégica significativa para a Rússia. Além do impacto militar, o episódio levanta questões relevantes sobre perdas patrimoniais, riscos operacionais e transparência nos registros contábeis de ativos públicos em contextos de guerra.

Para a contabilidade o assunto é interessante por diversos aspectos. Em primeiro lugar, existe a perda de aeronaves militares, que demandam uma baixa contábil no balanço da Rússia. A contabilidade mais adequada deveria pressupor a possibilidade de baixa de imobilizado em razão do risco envolvido em ambiente de guerra. 

Olhando do lado da Ucrânia, uma operação como esse deve estar cercada de segredos. Esse seria um caso onde a contabilidade deveria ser preponderantemente opaca. Ou seja, não se espera a "divulgação" dos eventos para os "usuários".  Uma consequência desse fato é a dificuldade de implantar um sistema de controle de gasto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário