Translate

01 junho 2025

Grandes nomes da história mundial da contabilidade: Manucci


Amatino Manucci (século XIII) foi um comerciante italiano baseado em Nîmes, na França, no final do século XIII, cujo trabalho inclui o mais antigo registro existente de contabilidade por partidas dobradas, embora ele não seja creditado como o inventor dessa técnica contábil.

Manucci mantinha os registros contábeis da Giovanni Farolfi & Company, uma sociedade mercantil com sede em Nîmes, França. Ele era sócio da filial de Salon, no sul da França. A escrita, inteiramente feita por Manucci, é cuidadosa, legível e em grande parte bem preservada. Sobrevivem registros financeiros de 1299–1300 que ele manteve para a filial da empresa em Salon, na Provença. Embora esses registros estejam incompletos, apresentam detalhes suficientes para serem identificados como contabilidade por partidas dobradas. Esses detalhes incluem o uso de débitos e créditos e a dualidade das entradas. Nada mais se sabe sobre Amatino Manucci além desse livro razão que ele manteve.
 

Fonte: Wikipedia

É interessante notar que a enciclopédia da história mundial da contabilidade não cita Manucci.  A grande influência aqui é Fenny Smith, The influence of Amatino Manucci and Luca Pacioli, in BSHM Bulletin: Journal of the British Society for the History of Mathematics, vol. 23, n. 3, 2008-10, pp. 143-156. 

O blog citou Manucci aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário