Translate

21 junho 2025

Grandes civilizações e a contabilidade: os arábes

 


O sistema de numeração arábico se originou na Índia. O sistema moderno de números arábicos, incluindo o zero, começou a ser utilizado no mundo muçulmano a partir do século IX. Eles aparecem em manuscritos europeus datados de 976 e 1143. No Liber Abaci (1202), Leonardo de Pisa demonstrou a superioridade dos números arábicos ao apresentar registros nos quais os numerais romanos apareciam no texto, contrastando com os números arábicos organizados em colunas à direita.

Em apenas uma geração, os números arábicos passaram a ser amplamente utilizados pelos comerciantes italianos. A contabilidade por partidas dobradas surgiu não mais tarde do que no século XIII, mas os numerais romanos continuaram sendo utilizados nos registros contábeis quase sempre até o século XVI. Portanto, a ampla adoção dos números arábicos não foi uma condição prévia para o desenvolvimento da contabilidade por partidas dobradas.

No entanto, as características aditivas dos números arábicos proporcionaram uma vantagem para o formato bilateral das contas, no qual recebimentos e pagamentos eram colocados em duas colunas lado a lado. G.E.M. de Ste. Croix argumenta que essa separação em colunas pode ter dado origem à noção de débito e crédito, facilitando, assim, o surgimento da contabilidade por partidas dobradas.

Michael Chatfield no verbete de The History of Accounting 

Veja também a discussão sobre a importância dos números na série sobre Roma. Figura daqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário