Não conhecia esse programa do governo:
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (dia 11) a lista com os cursinhos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cujos alunos selecionados terão direito a uma ajuda de custo mensal de R$ 200. A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) selecionou 393 cursos em todo o país, sendo 66 deles no Estado do Rio. A estimativa é que mais de 15 mil estudantes sejam beneficiados com o auxílio.
Em termos de gasto público, o impacto parece não ser significativo. No entanto, há uma preocupação quanto à dificuldade de controle — embora sejam poucas bolsas por curso, a criatividade na utilização indevida de recursos públicos não deve ser subestimada. Soma-se a isso a questão da oportunidade: muitos cursos de ensino superior enfrentam queda na demanda, o que torna ainda mais relevante avaliar a real necessidade e o direcionamento dessas bolsas.
Uma política de acesso livre a IA para toda população, como recentemente foi anunciado em um país árabe, talvez seja uma política bem melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário