Translate

07 junho 2025

Grandes nomes da história mundial da contabilidade: Hugli

Friedrich Hugli - Durante o século XIX, a teoria proprietária das contas substituiu em grande parte a personificação das contas, provocando uma mudança na ênfase da contabilidade: das relações entre indivíduos para a classificação estatística de dados. Friedrich Hugli, um contador do governo suíço, tornou-se o principal divulgador europeu do ponto de vista proprietário, resumindo e elaborando o trabalho de dois autores alemães anteriores: G.D. Augspurg (1852) e George Kurzbauer (1850).

Kurzbauer havia argumentado que as classificações contábeis deveriam ser derivadas de dois propósitos essenciais da contabilidade: apuração de lucros e inventário de ativos. Isso gera contas reais e nominais, ou seja, dois sistemas contábeis opostos no mesmo livro-razão. A partida dobrada é a fusão em um único sistema da “contabilidade patrimonial” e da “contabilidade de resultados” de uma empresa.

Augspurg também concluiu que a contabilidade por partidas dobradas exige a manutenção simultânea de dois conjuntos de contas — um que apresenta o patrimônio líquido do proprietário e outro que mostra os ativos individuais. As obrigações são consideradas propriedade negativa; o capital, representando os investimentos como um todo, é recíproco aos ativos específicos. Os dois grupos de contas são complementares, e sua reconciliação ajuda a comprovar a exatidão do livro-razão.

Em Buchhaltungs-systeme und Buchhaltungs-forme (1887) e Buchhaltungs-Studien (1900), Hugli abordou a teoria proprietária a partir de uma perspectiva matemática, mostrando, por meio de símbolos e equações algébricas, como o equilíbrio contábil é mantido entre as “duas séries de contas” e como as transações afetam, em última instância, o capital. Hugli também argumentou que a empresa é proprietária dos bens comerciais e não apenas os deve ao proprietário no mesmo sentido em que deve dívidas a terceiros.

Michael Chatfield - The History of Accounting

(Eu não consegui localizar nenhuma referência confiável sobre Hugli. Mas é possível comprar suas obras em livrarias online.)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário