Translate

10 junho 2025

A IFRS 18 será adotada no Brasil? Parece que sim


Comentamos da lentidão do processo de adoção da IFRS 18 no Brasil. Hoje saiu a seguinte notícia:

Os membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) realizaram, nesta sexta-feira (6), a 223ª Reunião Ordinária da organização. Um dos principais pontos da pauta foi a apresentação e discussão final [1] sobre a IFRS 18, que será convergida para o Brasil como CPC 51 – Demonstrações Financeiras Primárias.

 A IFRS 18 foi emitida pelo  International Accounting Standards Board (Iasb) em abril de 2024 e no mesmo mês foi constituído um Grupo Técnico no CPC [2], que vem discutindo sobre as traduções e cronogramas para aplicação de um novo pronunciamento técnico, o CPC 51 [3].

Durante a Reunião Ordinária, o GT avaliou os termos traduzidos, bem como os demais itens pertinentes ao CPC 51. O documento final será aprovado virtualmente ainda nesta semana e encaminhado para aprovação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), bem como da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A previsão é que o novo pronunciamento técnico entre em audiência pública no início do segundo semestre de 2025. 

Outro destaque da pauta foi a análise do CPC 07 (R2) – Subvenção e Assistência Governamentais e do ICPC 24 - Assistência Governamental sem Relação Específica com as Atividades Operacionais. A discussão foi conduzida pelos membros do Grupo de Trabalho GT-Iasb. 

[1] Há uma luz no fim do túnel 

[2] Mais de um ano para traduzir a norma.  

[3] 51 é uma boa ideia.   

(A fotografia acima mostra a reunião do grupo e foi colocada originalmente no site do CFC. Eu não postaria uma foto assim para destacar o trabalho do grupo. Mas é uma questão pessoal, já que um terço dos presentes estão com a câmera fechada.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário