Translate

06 junho 2025

Quando a política interfere nos negócios


Dois bicudos não se beijam, diz o ditado. A aliança entre Trump e Musk, que levou o empresário dono da SpaceX a doar uma grande quantia de dinheiro para a campanha eleitoral à presidência dos Estados Unidos, foi rompida após Musk criticar um projeto de lei orçamentária. (Por exemplo, aqui)

Até recentemente, Elon Musk era um dos principais conselheiros da Casa Branca. Mas a proposta do governo, que retirava apoio ao carro elétrico por meio de cortes de gastos, não agradou Musk, que é dono de uma empresa de... carros elétricos. Musk afirmou que o projeto aumentaria o déficit fiscal, e Trump não gostou da crítica — chegando a ameaçar retirar todos os incentivos concedidos às empresas de Musk. A partir daí, vieram acusações de ingratidão e até menções de que Trump estaria envolvido com um conhecido pedófilo, entre outras declarações polêmicas.

O preço das ações da Tesla caiu. Uma entidade do Congresso, responsável pela contabilidade e orçamento, confirmou que o projeto aumentará o déficit. Consequências de uma briga com reflexos na contabilidade pública e empresarial, fruto da aventura de um empresário que acreditava que obteria muitas vantagens estando próximo do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário