Translate

03 maio 2023

Uso da tecnologia em sala de aula há cem anos

O assunto parece estar sempre em discussão: como a tecnologia ajuda ou atrapalha a educação. Há cem anos, já existiam salas de aula com máquinas de escrever e até mesmo rádio. Esse tipo de tecnologia mudou a forma da educação, afetando tanto os professores quanto os alunos.

A utilização da tecnologia na educação não é algo recente. A aprendizagem com a tecnologia permite mais oportunidades para o ensino. Eu encontrei no Daily Jstor um estudo de caso do uso da tecnologia na área de música. A empresa Victrola usou o trabalho da educadora Frances E. Clark na aula de música.


Clark era do meio-oeste rural dos Estados Unidos e começou no ensino com aulas de canto, quando ainda era adolescente. Depois de casar, ter dois filhos e ficar viúva, ensinou música em escolas públicas e em aulas particulares. Mesmo com dificuldades, Clark se mantinha atualizada sobre a educação musical e adotava novos métodos. Em 1911, a Victor Corporation contratou Clark para chefiar a divisão de educação. Clark desejava enfatizar a "boa música" e a Victor expandir o mercado de registros sonoros de óperas e músicas clássicas.

Naquele momento, os educadores não acreditavam que a música gravada pudesse ser usada na educação musical. Existia dúvida sobre a qualidade dos produtos lançados pelas gravadoras e a possível ameaça ao emprego dos músicos profissionais.

Clark virou essa lógica de cabeça para baixo, sugerindo que registros de alta qualidade ofereciam às crianças a chance de ouvir "música real", em oposição aos esforços vacilantes de seus colegas de classe. Ela introduziu a "apreciação musical" nas escolas primárias, liderando a criação de um livro para ajudar os professores a planejar lições em torno de vários registros da Victor.

Em tempos de celular e chatgpt, a história parece repetir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário