Translate

31 maio 2023

Nvidia no clube do 1 trilhão

Uma das maiores fabricantes de chips do mundo, a Nvidia, está se aproximando do clube seleto de empresas com valor de Trilhão. Neste clube estão a Apple, Amazon, Aramco, Alphabet e a Microsoft. A Meta já não faz parte do grupo.

A chegada da inteligência artificial generativa - como o ChatGPT - é o grande negócio do momento. E a Nvidia tem um papel importante aqui:

Fundada em fevereiro de 1993 em Santa Clara, na Califórnia, a Nvidia foi pioneira no desenvolvimento de unidades de processamento gráfico (GPU) e revolucionou a indústria de jogos eletrônicos. A história da empresa começa com três engenheiros da Silicon Graphics Inc. que decidiram criar uma empresa dedicada a desenvolver aceleradores gráficos para PCs. O trio incluía Jen-Hsun Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem, que eram conhecidos por seu trabalho em projetos importantes, como a criação do chip gráfico Nintendo 64.

Em outubro do mesmo ano da fundação, a empresa lançou sua primeira GPU, a NV1, que tinha um desempenho superior ao de outras soluções gráficas disponíveis na época. Durante os anos 90, a empresa continuou a desenvolver GPUs. Nos anos 2000, a Nvidia expandiu seus negócios para outros segmentos, como o mercado profissional e de supercomputação. A empresa também adquiriu várias companhias tecnológicas, como a MediaQ, a PortalPlayer e a Ageia Technologies. Nos últimos anos, a Nvidia vem se concentrando no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) para vários tipos de indústrias.


Veja, pelo gráfico, que Meta (Facebook) e Tesla não fazem parte do clube do 1 trilhão, muito embora as duas empresas já tenham constado, anteriormente, da lista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário