Translate

29 maio 2023

Como funciona os sites falsos de periódicos

 

É interessante observar como ocorre o sequestro de domínios de periódicos acadêmicos na internet. Isso já aconteceu com diversos periódicos e essa prática depende de certa "sorte" por parte dos criminosos e da desorganização dos editores sérios.

Esse tipo de fraude ocorre quando os domínios expirados são registrados por editores desonestos, que criam sites clonados imitando os periódicos genuínos. A prática de se apossar de domínios expirados tem sido bem-sucedida para os editores fraudulentos, uma vez que os potenciais autores podem verificar a autenticidade de um periódico usando bancos de dados cientométricos.

Um exemplo mencionado é o sequestro do Journal of Russian Law, cujo domínio expirou e foi substituído por uma revista falsa em janeiro de 2023. O Journal of Academic Leadership também teve seu domínio comprometido e vendido por US $ 3.000. Além disso, o periódico Lampyrid teve seu domínio registrado por um editor fraudulento. Esses casos resultaram em links comprometidos em bancos de dados cientométricos e na publicação de conteúdo não autorizado.

A estratégia de sequestrar domínios expirados continua sendo uma preocupação, especialmente para periódicos que deixaram de publicar e, consequentemente, têm seus domínios expirados, tornando-se vulneráveis a editores desonestos. Periódicos que lançam sites em novos domínios ou que não renovam seus registros de domínio também são vulneráveis a esse tipo de fraude.

Veja mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário