Translate

30 maio 2023

Crise bancária de 2023 é maior que a crise de 2008

Em termos de ativos, os três bancos dos Estados Unidos que colapsaram em 2023 são maiores do que os 25 bancos que fecharam em 2008. Isso é interessante, considerando que 2008 foi um ano difícil para as instituições financeiras. Em 2008, o total de ativos foi de 374 bilhões de dólares. Os três bancos que fecharam até o final de abril de 2023 tinham ativos no valor de 548 bilhões de dólares. Se compararmos com 2008 e 2009, o total seria de 545 bilhões. 

No entanto, esses valores estão em dólares nominais, o que significa que não levam em conta a inflação ao longo do tempo. A crise de 2008-2009 ainda é considerada maior quando ajustamos os valores pela inflação. No entanto, é importante ressaltar que o ano de 2023 ainda não terminou, e isso pode fazer com que o total ajustado supere o de 2008 e 2009. Isso dependerá de vários fatores econômicos, como o desempenho do setor financeiro, as políticas governamentais e a evolução da inflação durante o período. 


Eis um trecho do texto onde obtive os dados acima: 

Como continuo dizendo aos meus leitores, estamos realmente à beira do maior colapso imobiliário comercial de toda a história dos EUA. E à medida que montanhas de empréstimos imobiliários comerciais dão errado, muito mais bancos começam a falir. Os bancos "grandes demais para falir" recolherão aqueles que quiserem, enquanto outros são simplesmente liquidados e saem da existência. Por fim, acredito que veremos uma onda de consolidação no setor bancário como nunca vimos antes. Ainda estamos apenas no capítulos muito antigos desta crise. Muito pior ainda está por vir. Vai demorar um pouco para que todos os dominós caiam, mas cada vez que outro cai, será um sinal de que o relógio está correndo e que o tempo está acabando para o sistema financeiro dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário