Translate

06 maio 2023

Futuro do emprego na área contábil

O Fórum Econômico Mundial (WEF) alertou isso o cenário de emprego mudará drasticamente nos próximos cinco anos, em meio ao uso cada vez mais difundido de inteligência artificial (IA), à transição para os padrões de energia verde, ambiental, social e governança (ESG) e ao crescimento econômico mais lento.

De acordo com o "The Future of Jobs Report 2023" do WEF, espera-se que aproximadamente 23% dos empregos mudem até 2027, com cerca de 69 milhões de novos empregos a serem criados e 83 milhões eliminados, resultando em uma diminuição de 14 milhões de empregos, ou 2% do emprego atual.

O relatório é fruto de pesquisa em 803 empresas, que empregam mais de 11 milhões de pessoas, em 45 países e 27 segmentos. Assim, além de serem uma perspectiva de grandes empresas, o processo preditivo provavelmente não incorpora os setores mais dinâmicos: as empresas que ainda não foram criadas e que estarão acontecendo em 2027. 


Mesmo assim, o relatório aponta que funções administrativas, incluindo contabilidade, terão um rápido declínio nos próximos anos, com menos 26 milhões de postos de trabalho.  Por outro lado, trabalhos com tecnologia e em sustentabilidade terão maiores demandas. 

No geral, o maior crescimento de empregos provavelmente será observado nos campos da educação (10%, levando a 3 milhões de empregos adicionais), agricultura (30% ou 3 milhões de empregos adicionais) e comércio e comércio digital (4 milhões de empregos adicionais) , de acordo com o relatório.

Se sustentabilidade pode abrir postos de trabalho, os padrões ESG, juntamente com o avanço da tecnologia, serão uma ameaça para criação de empregos. 

“Os maiores efeitos de criação e destruição de empregos vêm de tendências ambientais, tecnológicas e econômicas. Entre as tendências macro listadas, as empresas prevêem que o efeito mais forte da criação líquida de empregos seja impulsionado por investimentos que facilitem a transição verde dos negócios, a aplicação mais ampla dos padrões ESG, e cadeias de suprimentos se tornando mais localizadas, embora com o crescimento do emprego compensado pelo deslocamento parcial do emprego em cada caso,"o relatório afirma.

O relatório possui uma grande quantidade de páginas e os dados também podem ser visualizados por país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário