Translate

09 maio 2023

Sustentabilidade de longo prazo

O artigo "Tracing Sustainability in the Long Run: Genuine Savings Estimates 1850 - 2018" discute a importância de medir o impacto da gestão de recursos naturais no bem-estar humano e a necessidade de um sistema de contas nacionais que inclua o valor do capital produzido, natural e humano. O conceito de riqueza inclusiva ou abrangente é usado para medir as mudanças na riqueza per capita e é adotado por organizações internacionais como o Banco Mundial e a ONU. 

O artigo destaca a necessidade de uma maior integração da história econômica e da sustentabilidade para produzir indicadores abrangentes de bem-estar de longo prazo que possam explicar os níveis passados e atuais de riqueza inclusiva/abrangente dentro e entre países. O artigo apresenta um novo banco de dados históricos de Poupança Genuína (PG), que é um indicador econômico amplamente utilizado de desenvolvimento sustentável, para fornecer contexto histórico aos debates atuais sobre sustentabilidade. O foco histórico fornece evidências sobre se as políticas passadas, escolhas e resultados orientados pelo PIB, maximizaram o bem-estar de forma sustentável. 

No caso específico do Brasil, o texto traz uma série história bastante longa, iniciando no final do século XIX e terminando em 2018. O gráfico a seguir apresenta uma análise comparativa entre os países, no período de 1950 aos anos 2000.

Veja o ponto inferior, destacando o Chile, com um consumo elevado dos recursos em relação ao índice do PIB. Eis outro conjunto de gráficos comparativos:

O período de negativa poupança genuína do Brasil geralmente coincide com choques macroeconômicos. Em média, a poupança genuína brasileira foi de 5,77% do PIB, variando entre -12,5% a 26,2%. O número é menor que alguns países desenvolvidos (Suíça e Nova Zelândia, por exemplo), mas maior que Chile, México ou Argentina. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário