Translate

26 maio 2023

Juventus e a contabilidade

 


O clube de futebol italiano Juventus teve 10 pontos de perda no total da liga, depois de ser acusado de atividade de transferência suspeita durante as temporadas 2019/2020 e 2020/2021. A redução de pontos deixa o prestigiado clube do segundo para o sétimo lugar na competitiva liga da Série A e fora dos lucrativos lugares de qualificação europeia para a próxima temporada.

- Embora a dedução anterior de 15 pontos para a Velha Senhora, como a equipe é carinhosamente conhecida, tenha sido revertida em abril pelo Comitê Olímpico da Itália (CONI), um tribunal foi reaberto devido a uma investigação criminal sep

arada sobre as finanças do clube. Isso levou a Federação Italiana de Futebol (FIGC) a "renovar sua avaliação sobre a penalidade a ser imposta à Juventus pelo chamado" caso de ganhos de capital ".

Juntamente com a perda de 10 pontos, as proibições aplicadas ao ex-presidente Andrea Agnelli, ao ex-executivo-chefe Maurizio Arrivabene e aos diretores esportivos Federico Cherubini e Fabio Paratici também foram mantidas.

Em comunicado divulgado após a decisão, a Juventus disse que "toma nota do que foi decidido pelo Tribunal de Apelação da FIGC e se reserva o direito de ler os motivos para avaliar um possível apelo ao conselho de garantia da CONI"

Um objetivo próprio - As inconsistências contábeis da Juventus surgiram pela primeira vez em setembro de 2021, depois que o clube divulgou seu relatório financeiro anual, que incluía uma nota dizendo que uma inspeção estava "atualmente em andamento".

Nos meses seguintes, foram divulgadas notícias à imprensa italiana alegando irregularidades financeiras relacionadas "plusvalenza", o equivalente italiano de ganhos de capital, nas transferências de jogadores, com os promotores italianos tratando de muitas das negociações do clube no mercado de transferências.

Das 62 transferências investigadas por contabilidade falsa, 42 envolveram a Juventus, com os infames acordos de Miralem Pjanic e Arthur Melo sendo particularmente preocupantes. Enquanto outros clubes, incluindo Sampdoria, Pro Vercelli, Gênova, Parma, Pisa, Empoli, Novara e Pescara, também foram investigados, eles foram absolvidos mais tarde.

Além das acusações de falso plusvalenza na escrituração contábil, a Juventus também foi acusada de pagar mais de 20 jogadores, incluindo o ícone da equipe Cristiano Ronaldo, € 90 milhões (£ 79,5 milhões) em salários diferidos dos livros durante a pandemia de Covid.

Comentando o anúncio, o professor de finanças da Universidade de Liverpool e o contador qualificado Kieran Maguire comparou a decisão a uma "rotatividade de VAR" nas transações financeiras da Juventus e viram os lucros arrecadados pelo clube como "questionáveis".

"A indústria do futebol tem um histórico de pessoas inteligentes tomando decisões idiotas enquanto perseguem os troféus de campo, independentemente das consequências financeiras, e comprometendo a existência do clube como uma entidade contínua", acrescentou Maguire.

O jogo bonito? - É provável que haja algum nível de apreensão do outro lado do Canal à luz das decisões de ontem contra a Juventus como a questão do Manchester City, onde as alegações do Financial Fair Play (FFP) ainda não foram decididas.

Os atuais campeões da Premier League estão enfrentando 115 acusações de violação de regulamentos financeiros, com a Premier League acusando o gigante de Manchester quebrando suas regras de FFP durante um período de nove anos entre 2009 e 2018.

No entanto, Maguire argumentou que, embora o histórico do City deva ser examinado, o tempo que levou para a Premier League agir sugere que o corpo do futebol "poderia estar dormindo no trabalho por vários anos".

No entanto, enquanto o clube nega qualquer irregularidade, as alegações deixaram uma marca significativa no que tem sido uma temporada brilhante para os "Cityzens". E, se considerado culpado, seu domínio da liga na última década será invariavelmente questionado e regulamentos mais rígidos serão introduzidos como resultado.

“Se o Manchester City quebrou as regras, é preciso haver uma pena. Se ele for único, isso pode ser visto como bode expiatório do clube. Mas se for um sinal de um regime muito mais difícil, haverá tempos interessantes pela frente ”, concluiu Maguire.

Fonte: aqui. Traduzido, com adaptações, via Vivaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário